quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Allen Iverson

    Allen Iverson, também conhecido como A.I. ou The Answer e nasceu no dia 7 de junho de 1975 em Hampton (Virginia). Em sua adolescência estudou na Bethel High School, jogou futebol americano e chegou até a ser quarterback de sua equipe, também começou jogar basquete como armador e levou sua escola para disputar campeonatos Estaduais. No ano de 1993, Iverson e seus amigos se envolveram em uma briga, e foi condenado, assim, não foi possível continuar competindo por Bethel e teve que completar o ensino médio na Richard Milburn School. Apesar de toda confusão na vida de A.I., conseguiu ser chamado para jogar pela Georgetown University pelo treinador John Thompson, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos. Colocarei um link do documentário que conta de forma mais detalhada a prisão de A.I.


    Na Universidade Allen Iverson defendeu Georgetown por 2 anos, conquistou o prêmio de calouro do ano da Big East e foi nomeado para o Rookie Tournament First Team em sua 1° temporada, chegando até o Sweet 16(NCAA), mas perdeu para North Carolina. Em sua 2° temporada, ajudou sua equipe a chegar ao Elite 8 da NCAA, mas perdeu para Universidade de Massachusetts. Antes de terminar sua carreira universitária, foi nomeado ao First Team All American pela sua ótima temporada. Ele foi o líder em pontos de Georgetown de todos os tempos, com 22.9 pontos por jogo, e nesse ano foi declarado para o Draft da NBA.

Draft 1996, Allen Iverson. Fonte: nba

   Em 1996 foi draftado na 1° colocação geral pelo Philadelphia 76ers, apesar de seu tamanho (cerca de 1,83 m). Em sua 1° temporada na NBA, conquistou o prêmio de novato do ano (Rookie of the Year) e fez parte do All Rookie First Team. Ano em que obteve médias de 23.5 pontos por jogo, 7.5 assistências por jogo e 2.1 roubos de bola por jogo. Até o ano de 2000, assinou uma extensão contratual no valor de 70 milhões de dólares, conquistou o prêmio de cestinha da temporada, com média de 26.8 pontos por jogo (em 1999), nomeado para o All  NBA First Team e levou sua equipe aos playoffs.
   A temporada 2000/2001 foi incrível, eleito MVP (2001), NBA All Star (sendo MVP do All Star Game), All NBA First Team, líder em roubos de bola e maior pontuador da temporada com a fantástica média de 31.1 pontos por jogo. Sendo assim, chegou as finais contra os Lakers, mesmo com o primeiro jogo excelente, não deu para conquistar o título contra a equipe de Shaq e Kobe.


   Desde então, as coisas começaram a caminhar de forma diferente, apesar de muitos prêmios conquistados após 2001. Em 2006, The Answer foi para o Denver Nuggets, em 2008 enviado para o Detroit Pistons e logo após, em 2009, para o Memphis Grizzliers. No mesmo ano, 2009, Iverson deixou os Grizzliers e retornou a Philadelhia, porém em 2010, por motivos de saúde de seu filho teve que deixar de jogar. Ainda houve tempo de jogar pelo Besiktas (2010/2011), mas as coisas não seriam as mesmas e a hora da aposentadoria estava certa. Em 2013, surgiu mais uma oportunidade, mas Allen Iverson se recusou a jogar, pois o time em questão era o Texas Legends da D-League, afiliado do Dallas Mavericks.

Iverson pelo Besiktas. Fonte: sport1

  Assim, dia 30/10/2013, Allen Iverson anunciou sua aposentadoria, agradeceu a Deus, sua mãe, John Thompson (treinador em Georgetown), Michael Jordan, Bethel High School, treinador Mike Bailey, Philadelphia 76ers e seu treinador Larry Brown, sua família, amigos e companheiros de equipe. Disse ainda que não tem mais vontade de competir profissionalmente e que está feliz com essa decisão, deu tudo que tinha pelo basquete, a paixão ainda continua e será 76ers até morrer.
  É um dia triste, mas que em algum momento todos vão chegar, e agora é a vez de Allen Iverson, infelizmente este grande jogador se aposentou. Quando comecei assistir NBA ele estava no topo, jogando muito, e desde então é um dos meus preferidos. Agora só nos resta assistir seu vídeos na internet e relembrar seus grandes momentos e jogadas fantásticas.
  Esta é um pequena homenagem para Allen Iverson, um breve resumo de sua vida, do qual impactou e inspirou muitas pessoas pelo mundo. Eterno camisa 3 de Philadelphia.

Allen Iverson, n°3. Philadelphia 76ers. Fonte: blogslamdunk

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário